Online Trends Watch Group

  • 02:34:32 pm on October 23, 2009 | 0

    From Vitrimedia
    http://vitrimedia.wordpress.com/2009/07/23/daqui-a-dez-anos-nao-ha-canais-de-televisao/

    Daqui a dez anos não há canais de televisão

    Daqui a dez anos os canais generalistas de tv não vão existir. Há três factores que contribuem para isto: a evolução técnica vai melhorar de modo dramático a experiência de consumo de vídeo online, disponibilizando mais conteúdos de alta definição prontos a consumir quando se desejar. Este facto vai provocar a derradeira crise do modelo de negócio, visto que os custos estruturais dos canais de tv deixarão de ser comportáveis com menos espectadores e com menos receitas publicitárias. Tudo isto ao mesmo tempo que ocorre a mudança de paradigma do consumo vídeo, que até agora era feito de modo passivo e vai passar a ser activo – o espectador escolhe o programa que quer ver à hora que lhe apetece, o intervalo com anúncios desaparece e o negócio da plataforma de distribuição deixa de fazer sentido.
    Neste novo modelo algumas coisas se irão manter tal como estão, ou quase. Vão continuar a existir canais temáticos, porque há muito dinheiro para os programadores ganharem nos canais de desporto, sexo, música, informação, etc. Os anunciantes vão continuar a fazer parte do negócio de fornecer conteúdos a quem os quer. E claro que não vão deixar de existir programas, antes pelo contrário, a qualidade de produção será um bem cada vez mais estimado.
    A questão é que os produtores de conteúdos se irão disseminar, os fornecedores de conteúdos migram para a net e os consumidores passam a ser os decisores. Tudo boas notícias. Mas alguém em Portugal se está a preparar para isto?

    23 23UTC Julho 23UTC 2009
    Categorias: 1 . . Autor: vitrimedia

    Trend Analyst: Paula Cordeiro

    Advertisements
     

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: